Profissional de Vendas, seu maior empreendimento é você!! - AnkyreAnkyre

Profissional de Vendas, seu maior empreendimento é você!!

3 Grandes Erros que Tornam os Treinamentos Ineficazes
27 de junho de 2016
3 Principais Deficiências dos Profissionais de Vendas
5 de julho de 2016
Topo-Profissional-de-Vendas2

A reflexão que gerou esse texto não vem apenas do artigo “3 Principais deficiências dos Profissionais de Vendas” que postamos anteriormente, vem de experiências próprias e de muitos depoimentos colhidos em conversas do dia a dia.

Mas foi no final de 2014 que eu descobri que, a palavra empreender, tinha um significado muito mais amplo do que simplesmente desenvolver empreendimentos empresariais, empresas públicas ou privadas, organizações em geral. Confesso que isso era uma crença que eu construí ao longo da vida, mas que se observa na grande maioria das pessoas que eu conversei sobre. Essa crença que, na verdade eu herdei, não foi instalada do dia para a noite, o empreendedorismo ganhou corpo empresarial a dezenas de anos atrás e a sociedade, de forma autônoma ou direcionada, foi absorvendo isso, inclusive eu.
Ainda hoje, o tema empreender, causa uma certa confusão de significado e a grande maioria associa empreender com ser empresário.

Você pode até pensar, mas o que me ajudaria saber ou entender o real significado de “empreender”?

Talvez para você que cuida da própria vida como uma empresa, que entende que uma empresa precisa se desenvolver constantemente, que entende que toda empresa deve saber a situação atual e a situação desejada, que enxerga que sem ações bem definidas jamais se alcançará a situação desejada, não faça diferença nenhuma. E para as pessoas que não se enxergam como uma empresa o que tem acontecido na vida delas?

E por que se comparar com empresas?

Comparo com empresas porque, na minha opinião, e essa é só aminha opinião, o melhor modelo de desenvolvimento estruturado nasce dentro das empresas, principalmente do segmento industrial. E as pessoas em geral, enxergam nas empresas um modelo fantástico de sucesso financeiro e, nos empresários, uma fascinante vida de satisfação e felicidade. Verdade ou não, é só o que a maioria das pessoas acreditam.

E aonde é que entra o Profissional de Vendas nessa história?

Assim como eu abordei no artigo anterior e citado acima, mesmo sendo um colaborador, parte de uma empresa, todos nós possuímos um empreendimento a ser cuidado com maior atenção.
Poderíamos classificar todo projeto que desenvolvemos em nossa vida, seja pessoal ou profissional, como um empreendimento, mas ainda assim, estaríamos sendo rasos.
O que quero dizer é que devemos olhar para nós mesmos como um grande empreendimento. Os profissionais de vendas que não enxergam suas posições como um empreendimento, não devem estar trabalhando alguns pontos básicos que todo empresário se preocupa para alcançar seus objetivos empresariais, seus sonhos pessoais.
Dá uma olhada nisso, e veja se está praticando no SEU NEGÓCIO, o básico de empreender:

Artigo-Profissional-de-Vendas-seu-maior-empreendimento-voce-01

Quando falo o SEU NEGÓCIO, quero dizer:

Seu-negocio

Não importa se é um empresário dono de alguma empresa ou colaborador parte de alguma empresa. Cabe a cada um de nós olharmos para nossas responsabilidades como um empreendimento e seguir fazendo.

Em todas as empresas que trabalhei, sempre ouvia algumas pessoas reclamando quando não lhes eram impostas as famosas metas. Algumas diziam assim:
– “O negócio não vai andar mesmo, nem meta eles definem pra gente. Vai cobrar como?”
Outros mais revoltados diziam:
– “Vai esperar o que dessa empresa, não tem nem meta pra gente”.
Ah, e ainda ouvia os pessimistas-otimistas:
– “Precisou chegar em Junho pra fechar o objetivo do ano, mas antes tarde do que nunca”.

Confesso para você que eu já estive nessa última situação.
Ao conversar com essas pessoas, mais de 90% delas sequer sabiam onde e, de que forma, gostariam de estar no ano seguinte. Elas assumiam a trajetória das empresas como sendo seus principais objetivos. Isso deixava cada vez mais claro para mim que, as pessoas no geral, se consideram sempre parte de algum empreendimento, mas não enxergam que elas também possuem um, e tão importante quanto àqueles que elas fazem parte.

Será então que, todas as pessoas que possuem objetivos e metas próprias, traçadas para a empresa ou para a vida pessoal, são pessoas de sucesso, satisfeitas e felizes?
A respostas é: não posso afirmar algo tão abrangente. Então te pergunto, em qual das situações abaixo você se sentiu, ou sentiria, mais realizado e feliz?

– acordar cedo, não saber o que quer da vida, pensar no trabalho e não saber o que será preciso fazer naquele dia, trabalhar, retornar para casa e concluir que não é possível checar se o que foi feito naquele dia te levará a obter algum resultado desejado no futuro, ainda que não saiba qual é esse resultado desejado.
– acordar cedo, imaginar aquele sonho bem especificado, pensar no trabalho e já imaginar as ações do dia sendo feitas, trabalhar, retornar para casa e concluir que o que foi feito naquele dia ajudou a alcançar o resultado desejado no futuro.

Normalmente achamos um absurdo se a empresa onde trabalhamos não define objetivos e metas a serem cumpridas. Mas, e para o NOSSO NEGÓCIO EM VENDAS, porque não achamos um absurdo ir “tocando o barco” sem objetivos e metas? E mais, sem um propósito?

Ah, também não adianta traçar objetivos e metas se não definir como fará para buscar tudo isso.

Empreender é muito mais do que isso! Eu diria que é algo tão grande que, a busca da humanidade se resumiria individualmente ou coletivamente, na construção de empreendimentos sólidos, que gerem frutos, capazes de multiplicar riquezas.
Empreender é a essência da vida em tudo aquilo que envolve a busca do pelo melhoramento, desenvolvimento e sustentabilidade de si mesmo, do seu maior empreendimento chamado você, eu, nós.
Mas se você é um profissional de vendas, num cargo de gestão ou não, empreender deve ser para você, uma forma de ser. A pessoa da área de vendas que não se considerar como uma empresa privada, única, responsável pelos seus próprios resultados e gestor do seu grande empreendimento que é, nesse caso, “eu profissional de vendas”, não é um verdadeiro profissional de vendas.
Essa pessoa não é um profissional de vendas, ela está sendo um naquela ocasião. E muito provavelmente será passageira, porque empreendimento nenhum sobrevive sem constantes buscas por melhoria, inovação, novos desenvolvimentos, controle de metas e resultados, não sobrevive sem um objetivo maior do que simplesmente acordar, trabalhar, dormir e acordar novamente.

Seja sempre +, seja você um grande empreendimento, dono do seu negócio mesmo não sendo empresário.

Grande abraço e fique em paz!
Renan Santos

Os comentários estão encerrados.

[]
1 Step 1
Nome
Depoimento
0 /
Previous
Next

RECEBA DICAS DE VENDAS E LIDERANÇA